Exercite-se e tenha mais pique no dia a dia

As atividades físicas fazem com que as ações e compromissos diários possam ser cumpridos mais facilmente



Para a manutenção da saúde global do organismo, é essencial praticar atividades físicas com frequência, e um dos principais reflexos disso no bem-estar e na qualidade de vida é a melhora na disposição e a diminuição do cansaço, relação que é comprovada por muitos estudos.
Segundo a educadora física Elisa Chamelete de Vilhena, os exercícios influenciam fortemente no desempenho e nas diferentes funções fisiológicas do organismo.

“A regulação e o equilíbrio dos hormônios gerados pela prática de atividade física, por exemplo, promove estímulos eficientes dos receptores neurais, inclusive dos que são ligados ao bem-estar, ao prazer e à disposição.”

No livro Fisiologia do Exercício – Energia, Nutrição e Desempenho Humano, usado como referência por Elisa, é descrito ainda que esta prática também contribui muito para a redução da ansiedade, da depressão
(de ligeira a moderada), do estresse, melhora o humor, além de gerar mais energia para o corpo.

Além disso, as atividades físicas, por ajudarem a manter os níveis de colesterol, glicose e pressão arterial dentro do ideal, ou seja, por melhorarem a saúde geral do organismo, fazem com que as ações e compromissos diários possam ser cumpridos mais facilmente.

“Músculos mais fortes, rápidos e resistentes determinam maior disposição e resistência do corpo para enfrentar o dia a dia”, completa a educadora física.

E como se as informações já apresentadas não fossem incentivo suficiente para começar agora a se exercitar, Elisa finaliza assim: “Após poucas semanas de exercícios físicos, já é possível obter os benefícios mencionados, que tendem a sempre se aprimorarem positivamente”.

 
Fonte: Exercite-se e tenha mais pique no dia a dia